sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O rio


Livro: Rosângela
Rosangela Costa Lima & J. Raul Teixeira




Excelentes ensinamentos nos oferece o trabalho da corrente fluvial que avança vencendo distâncias e empeços variados.

A partir das suas nascentes, o rio tudo supera, tudo vence, sem deter-se, em face do objetivo a atingir, que é alcançar o oceano, integrando-se no grande mar.

Seja o seu leito rochoso, barrento ou arenoso, esteja margeado por fertilidade abundante com erva luxuriante ou por pétreas muralhas, segue para o seu desiderato: o mar...

Não há detritos que resistam a sua força.

Nenhuma sujidade é respeitada por sua caudal.

Atendendo aos que dele dependem, os humanos os animais as plantas, abençoa as paragens onde transita, reverdecendo tudo.

* * * * *

Sentindo a formidável lição do rio caudaloso, encontramos o incentivo para que, igualmente, a pessoa não se detenha diante dos desafio e óbices que se anteponham a sua marcha.

Busque compenetrar- se, amigo, da corajosa atuação do rio, e viva assim, arrostando-se suas dificuldades, sem abatimento, sem esmorecimento, lutando por ultrapassar a si mesmo a cada dia onde quer que esteja, pois além de tudo isso, quando um ingente esforço do exterior cercear as águas fluviais, represá-las, desrespeitando- lhes o fluxo livre, nem aí o rio se detém. Converte a sua prisão em força hidráulica e, desafiadoramente, porque tem que atingir o seu destino, transforma-se em luz, retirando da sombra cidades inteiras, iluminando a vida dos povos.

Ao meditar sobre isso, refletindo o Criador na própria alma, faça o mesmo, porque você também tem o destino do rios: alcançar o imenso oceano da evolução, no seio do Universo, superando os limites que o cercam, dom disposição, empenho e ousadia. 
As palavras acima dispensam comentários!
Beijos no coração!
Bom feriadão!
Isa Croesy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário