terça-feira, 16 de novembro de 2010

Júlia Menezes


Júlia: Significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga, dedica-se totalmente às pessoas que estima.Esse é o significado do seu nome e poderia dizer mais, uma menina madura,uma adolescente consciente e uma filha e amiga maravilhosa. 
Nossa Júlia foi 2º lugar , regional, , na Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa, monitorada pela Profª Érica Brito de Oliveira.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Para Contendas do Sincorá, Escola Municipal Santa Luzia que desde 2006 subiu seu IDEB em 0,4pts , saindo da categoria D para categoria A, segundo o MEC é muita coisa. Como diz Wernec só vemos professores reclamando por receber baixos salários, insatisfeitos com o rendimento dos seus alunos, queixando-se das condições físicas e materiais e esquecendo-se de um dos seus papéis :preocupar-se com o processo ensino-aprendizagem, com as metodologias e recursos utilizados na sala de aula e principalmente a base do processo educativo que é a leitura e interpretação.
Érica e Júlia viraram modelos nesta cidade que traz tantas personalidades ilustres por fazerem a diferença, registrando seu talento e jogando pro mundo.
Profissionalmente nunca vi uma cidade tão cheia de talentos, pintores, compositores,cantores, escritores , artistas em todas as categorias e todos com vergonha de mostrar isso pro mundo, de botar isso pra fora, peço que façam como Érica e Júlia que tiveram a coragem e ousadia de mostrar o quão são boas no que realizam e de certa forma pedir as outras que  façam também.
Não poderia deixar passar em branco a origem de Júlia, filha de professora, que quebra o tabu de que filho de professor é mau-educado, pois trabalha muito e não tem tempo de criar seus filhos, onde a mãe sempre incentivou a leitura, tanto que sua irmã Lídia que se alfabetizou aos 4 anos de idade, precoces....talvez, mas acredito que o exemplo e cobrança familiar nesse caso foi o diferencial.
Há pouco tempo, Júlia, me emprestou para fazer a releitura de "Meu pé de laranja Lima".Lembro-me que tinhamos o hábito de ler um romance por unidade nas escolas, éramos educados e informados e hoje, qual a verdadeira função social da escola?
Prefiro terminar minhas indagações afirmando que seja a de ter no nosso quadros funcionais e discentes professores Éricas e alunas Júlias.
Parabéns! Estou muito orgulhosa de vocês e nossa cidade também, afinal o livro é melhor viagem de quem não pode pegar um ônibus ou trem.
Pra quem quiser saber a receita usada por  Érica vou ousar dizer: ética, compromisso, profissionalismo, dedicação e muito conhecimeto. 
Mereceram a premiação, mesmo não sendo , ou sendo, classificados na Nacional, valeu a pena terem chegados até aqui....já são vitoriosas. E a você Vanusa parabéns, quando vimos tantos pais se queixando de indisciplina e drogas você ,feliz, comemora o resultado de anos de dedicação como mãe.

Isa Croesy

Um comentário:

  1. Que emoção!!!! Eu que tenho um certo encanto pelas palavras e mania de brincar com elas, nesse momento, não as encontro para definir o quão estou feliz com o que acabo de ler.
    Obrigada!!!!!!!!!!!! Valeu, Isa!
    Desejo bênçãos sem medida para você.

    ResponderExcluir