domingo, 6 de setembro de 2009

O empreendedor e o indivíduo comum

O que diferencia o empreendedor do indivíduo comum que se apega a empregos é a proatividade.

Proatividade é a capacidade de agir em prol de uma intenção clara e definida ao invés de simplesmente aguardar e reagir somente quando é necessário.

O emprego formal está acabando.

Durante muito tempo fomos preparados para sermos funcionários públicos.
Intimidavámos as pessoas com a promessa da retirada do trabalho formal, hoje essa realidade mudou.

A pessoa que se apega a empregos tem uma falsa sensação de segurança.

Ela acredita que o risco está em "se aventurar" em um negócio próprio, enquanto, a segurança está em ser empregado e receber um salário no final do mês. O que ela não se dá conta é que toda essa segurança pode ir por água abaixo da noite pro dia com uma simples frase: "Você está demitido!"

Essa postura é reativa, ou seja, a pessoa não raciocina sobre suas intenções, não tem muita clareza quando pensa no quer da vida, ela se mantém num estado de "stand by", esperando... Esperando para vero que vai acontecer, e dependendo do que acontece ela então "reage".

O empreendedor, pelo contrário, é proativo, ele não espera nada, ele vai e faz. O empreendedor não é motivado pelo medo, medo do risco,medo do desconhecido, medo de desafios, o que ocorre com a pessoa que se apega a um emprego, achando que está mais segura do que empreendedor que está por sua conta e risco, "solto no mundo".

Quem tem medo de perder o emprego, já perdeu!

O empreendedor é motivado por suas visões, pelos desafios e pelas oportunidades infinitas que só a liberdade de estar "solto no mundo" oferece.

Nem toda a pessoa que "começa um negócio" é empreendora!O empresário que não é proativo não é um empreendedor verdadeiramente. Em algum ponto, ele desiste e volta para a falsa,porém confortável, segurança de um emprego convencional.

O empreendedor de verdade é proativo por natureza, ele não suporta as restrições e limitações de um emprego, ele se sente sufocado e tem uma ânsia incontrolável por liberdade e ação. Muitas vezes,um empreendedor de verdade se encontra preso às amarras de um emprego devido à erros cometidos no passado, pressão social ou familiar e necessidade financeira.

Se esse é você, reflita sobre essa falsa segurança que você tem tanto medo de abrir mão. Esqueça as estatísticas de negócios que falham no primeiro ano, a maioria desses negócios foram abertos por pessoas reativas, não proativas. Além disso, muita gente abre negócios sem saber a primeira coisa sobre como administrá-los! É a idéia tola de "qualquer um" pode administrar um negócio!
Portanto, prestemos atenção as solicitações do mercado, pessoas proativas, polivalentes, flexíveis, capazes, capacitadas e acima de tudo ousadas e com iniciativa.

Estudar o máximo de tempo possível, se informar o quanto possa, dominar pelo menos dois idiomas e estar aberto as mudanças rápidas e constantes que a vida nos oportuniza



Isa Croesy

Nenhum comentário:

Postar um comentário