quarta-feira, 26 de outubro de 2011

http://ailtonferreira.blogspot.com/2011/09/prefeitura-apresenta-projeto-piloto-da.html

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prefeitura apresenta projeto-piloto da Escola Cadetes do Pelourinho

Nesta sexta - feira(9) pela manhã representantes de diferentes instituições envolvidas no projeto de revitalização do Centro Histórico reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda para debater o projeto-piloto da Escola de Cadetes do Pelourinho criado pela Prefeitura para resgatar as crianças e adolescentes em situação de risco daquela área da cidade. O projeto que foi apresentado pela assessora técnica de Gestão da Fundação Cidade Mãe, Isa Croesy, é voltado, em especial, para jovens usuários de drogas.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur). De acordo com o secretário da Semur, Ailton Ferreira, o projeto da Escola de Cadetes do Pelourinho faz parte do plano de ações que Prefeitura e Governo do Estado estão desenvolvendo juntos para promover a requalificação da região.   

À frente do projeto da escola, Isa Croesy explica que a proposta é transformar a vida de jovens que hoje vivem nas ruas do Pelourinho com uma série de intervenções, incluindo desde a formação para o trabalho à assistência às suas famílias. "Muita gente não sabe, mas grande parte dos meninos que vivem no Pelourinho não é oriunda daquela área. Em geral, eles são de outros bairros, mas tem gente de outras cidades e até de outros estados", revela a gestora do Cidade Mãe.

Guias mirins - A ideia inicial é formar essas crianças e adolescentes para que possam atuar, de forma remunerada, como guias mirins, explorando o turismo afrobaiano. "Temos que mostrar que os negros sempre tiveram relevância na vida da cidade. Muitos se destacaram na nossa sociedade como arquitetos, engenheiros e médicos, entre outras profissões, com rica contribuição cultural e histórica de Salvador", destaca Croesy.

O projeto dos Cadetes do Pelourinho, que deverá envolver cerca de 30 jovens, abrange ainda tratamento para dependência de drogas e garantia de alimentação para os participantes. Croesy explica que a proposta de um centro de formação para jovens teve como base o Projeto Cadetes Mirins, iniciado no município de Lauro de Freitas, nos anos 90. Já a inspiração para eles atuarem como guias mirins vem dos Meninos de Olinda, criado em Pernambuco.

O secretário Municipal de Reparação, Ailton Ferreira, que coordena o Grupo de Trabalho da Prefeitura, ressalta o esforço conjunto com o Governo do Estado para revitalizar um dos maiores patrimônios públicos do mundo. "A revitalização do Pelourinho envolve várias frentes de atuação, como segurança, limpeza, tráfego, cultura, assistência social, recuperação do patrimônio, entre outras ações, que exigem um grande esforço conjunto. O que estamos discutindo aqui é apenas parte deste processo", afirma. 

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário