quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO

Conta-se que, certa vez, em uma vila de madeireiros, surgiu um jovem lenhador, forte, alto, com braços mais grossos do que a cintura da maioria das mulheres por ali. Ele já chegou desafiando o melhor profissional local:
— Ninguém corta árvores mais rápido do que eu, tá sabendo, velho?
— Ah, é?
— Na verdade, sou capaz de apostar cem pratas que derroto você, qualquer dia.
— Duzentas.
— Fechado.
E a vila inteira compareceu para ver a competição entre os dois. As regras eram simples: ambos tinham seis horas para trabalhar. Quem cortasse mais madeira ganhava. E os dois dispararam a cortar.
Meia hora depois, entre lascas de madeira que voavam de seu machado, o lenhador jovem viu o velho sentado, sem fazer nada. Gargalhou e pensou que essas eram as 200 pratas mais fáceis que ele ganharia em um dia.
Mais uma hora se passou e o jovem lenhador novamente olhou para seu adversário, que mais uma vez estava sentado, com o machado no colo. E assim foi durante o dia inteiro.
No fim da competição, foram medir a lenha cortada pelos dois. Surpresa: a pilha do velho lenhador era o dobro da do jovem iniciante.
— Mas como?! Toda vez que eu olhava para trás, o senhor estava sentado, sem fazer nada…
— Sem fazer nada, vírgula. Eu estava afiando o meu machado. E aproveitava para ver quais árvores seriam mais fáceis de derrubar e se havia alguma já meio podre, pedindo para cair.
Existem pessoas que se esforçam muito, que saem para trabalhar com tudo, todos os dias. E há outras que pensam um pouco no que fazer e em como podem fazer seu trabalho render mais com o mesmo esforço, que estudam para melhorar o seu desempenho, que leem jornais para se informar, que tiram um tempo para conversar com os clientes e perceber o que eles desejam, enfim, que afiam seu machado.
O segredo do sucesso não é trabalhar mais, porém trabalhar de maneira melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário