quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gestão Estratégica de Recursos Humanos: o diferencial competitivo

                                                                                         Lília Barbosa - Sócia diretora da Cozex
 
Quando os temas são desempenho organizacional e diferenciação competitiva uma das premissas presentes nas principais revistas, livros e pesquisas científicas é o papel da gestão estratégica de recursos humanos, como fator decisivo, para a consecução dos objetivos organizacionais e execução da estratégia. O “novo” RH é o grande facilitador estratégico da mudança cultural, provedor de ferramentas, processos e políticas que proporcionam o alinhamento das pessoas à estratégia. Com isso, conquista o espaço organizacional de Diretoria com subordinação direta à presidência. A razão de existir da gestão estratégica de RH é assegurar a vantagem competitiva através das pessoas, instrumentalizando as lideranças a conhecer, avaliar, desafiar, comprometer, ensinar os funcionários, com vistas a manter a empresa à frente dos competidores no mercado.

Suponhamos três grandes linhas estratégicas: liderança de custo, liderança por inovação e tecnologia de ponta. Se a sua empresa for liderança de custos, Paschini reforça que a estratégia de RH deve ser maximizar as atividades de custos baixos. As ações devem ser: racionalizar processos, remunerar na mediana do mercado, selecionar as melhores pessoas em escolas de 2ª linha, tolerar turnover elevado, implantar home office, entre alternativas. Caso a sua empresa tenha foco na liderança por inovação, a estratégia de recursos humanos deve ser pautada na criação de um clima organizacional que incentive idéias e aceite as tentativas e erros, sem punição. Para isso, as ações devem ser voltadas à diversidade, sistema de remuneração que recompense a criatividade; o R & S deve ser focado em perfis inovadores. Se o foco estratégico estiver na tecnologia de ponta, a estratégia de RH deve ser de atração e retenção de talentos específicos da área. A política de remuneração deve ser agressiva e acima da média do mercado, o R & S deve ser feito em escolas de 1ª linha, investimento elevado em treinamentos técnicos, plano de carreira que permita o crescimento horizontal e vertical.

Em suma, para que a sua empresa tenha uma gestão estratégica de pessoas, é preciso: patrocínio político do executivo principal; identificar o foco estratégico e a cultura organizacional estabelecida; identificar as incoerências entre o discurso e as práticas organizacionais; alinhar a estratégia da área às diretrizes estratégicas do negócio; estabelecer indicadores de desempenho, medir e realinhar continuamente. Além disso, é importante a participação ativa do RH nas reuniões estratégicas de negócios e ter uma equipe de recursos humanos preparada, com ampla visão sistêmica.

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