sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cuidados na hora da compra do material escolar

                                                                                      Texto de Nicele Almeida
O ano mal começou e o orçamento familiar já se depara com algumas despesas. Além do IPVA, IPTU e do seguro obrigatório, ainda tem a lista de material escolar das crianças. Estes são motivos de sobra para que o mês de janeiro seja sinônimo de aperto e dor de cabeça. Mas calma, os especialistas estão aí para dar uma força, por isso é bom ficar atento aos seus conselhos valiosos que ajudarão a economizar e a saber os seus direitos.

O Departamento de Informação, Defesa e Orientação (Cidoc), que possui convênio com a Fundação Procon-SP, dá dicas para ajudar o consumidor. Confira!

O consumidor deve estar bem disposto a comparar preços antes de adquirir qualquer produto.

Leia a lista com atenção. Os pais precisam ficar de olho na quantidade de materiais que é pedida pela escola.

As escolas são proibidas de solicitar materiais de limpeza, de uso administrativo e de uso coletivo, como copos plásticos, sacos de lixo, giz branco, álcool e papel higiênico, por exemplo. Todos estes custos estão incluídos na mensalidade.

Verifique os materiais de 2010 para saber o que você pode reaproveitar.

Não leve seus filhos às compras, pois, provavelmente, eles irão optar pelos produtos mais caros.

Também fique atento à segurança de seus filhos. Adquira produtos que contenham informações claras sobre o fabricante, a origem, a validade, etc.

Evite comprar com ambulantes, pois eles não oferecem nota fiscal, que serve como garantia e facilita se for preciso fazer a troca de algum produto.

Tente comprar à vista e peça desconto. Mas, se não tiver jeito e a compra for à prazo, atente para os juros que ficarão embutidos nela.

Não perca de vista os seus direitos. Se algo parecer errado, recorra à legislação e reclame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário