quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Como corrigir os filhos: Bater ou não bater ?

Parabéns a Roseli Brito pela excelente artigo, vale a pena ler!


Como Pais, uma das decisões mais importantes a fazer é: como disciplinar os filhos de modo que eles comportem-se apropriadamente sem extrapolar os limites? Obviamente você não quer magoá-los quando se portam mal, entretanto será que dar uma palmada é o único jeito de disciplinar e corrigir?
Até há alguns anos não havia dúvidas: se você fizesse algo errado com certeza seria corrigido levando uma palmada ou uma surra  com um chinelo ou um cinto.
Fazer isto já foi considerado aceitável e eficaz. Mas ultimamente, nossos costumes sociais mudaram e já há questionamentos acerca da eficácia de usar correção físical. Alguns defendem que corrigir a criança através de um tapa ou surra, acaba por incitar que a mesma torne-se violenta na vida adulta.
O fato é que, aqueles que defendem este ponto de vista, se esquecem que foram educados e corrigidos levando algumas palmadas ou até mesmo algumas surras, e nem por isso tornaram-se agressivos ou violentos.
O que não deve ser confundido é a correção física com abuso físico, pois são duas situações distintas. Um pai aplicar três palmadas no filho para corrigí-lo é diferente daquele pai que sistematicamente e nos momentos de frustração e raiva espanca os filhos. Isso é inaceitável e deve ser denunciado.
Se você está em busca de criar um plano disciplinar e não sabe como, aqui vão algumas formas que você pode usar:
1) Fazer de conta que não viu (não recomendável)
2) Conversar
3) Castigo (para crianças mais novas)
4) Retirar privilégios
5) Correção física
De todas as formas, esta, fazer de conta que você não viu, esta é a menos recomendável, pois ao utilizar-se desta postura, você está dizendo ao seu filho duas coisas:
a) que você não se importa com o que ele fez
b) que você é demasiado fraco para tomar uma atitude
Agindo assim, é bem provável que o seu filho não lhe obedeça no futuro porque ele não reconhece sua autoridade.
Conversar funciona para algumas crianças. Porém muitas delas só precisam que os pais dê um olhar reprovador, pois já é o suficiente para andarem no caminho certo. Infelizmente, a medida que os filhos crescem, esta medida acaba tornando-se cada vez menos efetiva.
Já os castigos funcionam até a pré-adolescência, pois eles já estão menos suscetíveis a permanecer no castigo por longos períodos de tempo. Recomendo que este tipo de correção seja aplicado apenas para pequenas faltas.
Finalmente, a correção que funciona para todas as idades, especialmente para os adolescentes, é a retirada de privilégios. Assim, restringir o uso do celular, do computador, TV, do game por um determinado período tende a ser mais eficaz e tem um efeito mais duradouro que uma palmada.
Se você optar por bater, quer seja por meio de palmadas, chinelos ou cintos, sempre tenha em mente:
a) Deixe claro as regras e as conseqüências se a mesma for quebrada
b) Estipule como será a punição física, a quantidade e onde será aplicada Exemplo: 3 palmadas no bumbum.
c) Jamais aplique este tipo de correção no momento em que ocorrer a transgressão da regra. Envie a criança para o quarto, pois esta medida dá tempo de você e ela se acalmarem.
d) Ao aplicar a correção você deve estar calmo e explicar a criança porque ela será disciplinada (relembrá-la do erro e das conseqüências)
e) Após aplicar a correção deixe claro que você a ama, o que você desaprova é o comportamento errado.
Qualquer que seja a forma escolhida de disciplina, jamais o faça no momento de raiva e cumpra sempre o que foi dito. Consistência é a palavra chave na disciplina dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário