sábado, 20 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA E PRECONCEITO POR ISA CROESY

Hoje é o dia Nacional da Consciência Negra!
Seria cômico se não fosse trágico, iremos acabar com o preconceito ou resgatar anos e anos de discriminação dessa forma?

Sei que é uma forma de chamar a atenção da sociedade pelas dificuldes sofridas pelo negro, desrespeitado nos seus direitos constitucionais.

A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva.
 Representação gráfica de consciência do século XVII.
Alguns filósofos dividem consciência em consciência fenomenal, que é a experiência propriamente dita, e consciência de acesso, que é o processamento das coisas que vivenciamos durante a experiência (Block 2004). Consciência fenomenal é o estado de estar ciente, tal como quando dizemos "estou ciente" e consciência de acesso se refere a estar ciente de algo, tal como quando dizemos "estou ciente destas palavras".
 E será que você está mesmo ciente dos direitos das minorias, não só negros, mas das vítimas de homofobia, da forma como a mulher é espancada, dos direitos dos idosos que mesmo depois de uma vida trabalhada passaram a ser arrimos de família, dentre tantos outros...
Me coloco no lugar deles, só , num local onde não tenho parentes nem aderentes e direito sequer de colocar em prática o que penso, podem sufocar meu corpo, me engessar mas minha mente essa  é  um patrimônio inviolável e algo que vou legar comigo, as vivências e experiências que realizei nessa esfera.
A figura colocada reflete bem esse momento de ciência da consciência...uma árvore, raízes ficadas na terra, terra que pisamos, cuspimos, jogamos lixo e lembramos dela quando "perdemos o chão" e ela pacientemente transforma em adubo todos os dejetos, grande liçao para a humanidade.
O arco -íris símbolo das diferenças, pois até os advogados descobriram que a Constituição está equivocada tratar os iguais de forma igual é uma grande desigualde, pois somos únicos temos nossas singularidades, e ímpares nos nossos desejos e anseios.
A fragilidade dos galhos representa a forma como somos vistos pelo mundo, algo que posso afirmar é que a adversidade nos faz mais forte e como diz Chico Buarque: " Apesar de você, amanhã há de ser outro dia!" Afinal nossos desafetos só nos impulsionam para o sucesso e nos tiram da acomodação
Um dia de reflexão e tenham consciência não só da nossa negritude, mas dos nossos direitos!
Apesar de você                               Chico Buarque
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa


Vejam também: 
http://www.youtube.com/watch?v=faW8ZJSOwFw&feature=related



Nenhum comentário:

Postar um comentário