quarta-feira, 26 de outubro de 2011

http://www.reparacao.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=0&Itemid=79&limit=7&limitstart=28

Conselho Tutelar

Conselho Tutelar
de Lauro de Freitas

O Conselho Tutelar do município de Lauro de Freitas terá sua primeira eleição para a escolha de seus membros no próximo dia 28, das 8 às 17h, no Colégio Municipal Eurides Santana. Acompanharão o processo eleitoral, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Isa Cristiane Silva Croesy e, respectivamente, a promotora de Justiça e juíza da Infância e Juventude, Ana Paula Canna Brasil Motta e Leonildes Bispo dos Santos Silva.



ASCOM / MP – Tel. 0**71 – 324-6502 / 6505

http://www.reparacao.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=861&Itemid=79

Prefeitura seta Reparação seta Notícias seta Ações do Pelourinho reúne autoridades em promoção da vida
 
Ações do Pelourinho reúne autoridades em promoção da vida
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação, juntamente com Oscimar Torres, da Secretaria do Trabalho, Assitência Social e Direitos do Cidadão, conduziram uma mesa de discussão na manhã da última segunda-feira 05, no Restaurante Cantina da Lua,  sobre  as ações emergenciais de revitalização do Pelourinho. O secretário da Reparação, Ailton Ferreira, que é coordenador do Grupo de Trabalho (GT) explanou durante o evento destacando a importância de ações para a educação, saúde e segurança, especialmente, para os moradores locais e do entorno.

No evento estavam presentes o Superintendente da Transalvador, Alberto Goridilho, o diretor de Trânsito, Renato Araujo, o coordenador dos SIGAS, Renildo Marcelino,   o Secretário de Saúde de Salvador, Gilberto José, a coordenadora de Saúde Mental do Município, Célia Rocha, a presidente da LIMPURB, Ângela Lisboa, Humberto Viana da Ouvidoria Geral do Município, Rose Kalile, do Conselho Comunitário Social e de Segurança Pública do Centro Histórico de Salvador (CONSEG-CHS), empresários do Centro Histórico e lideranças comunitárias, além do comandante  da Polícia Militar do Centro Histórico.

O secretário Ailton Ferreira solicitou que as autoridades tenham muito cuidado e atenção com os moradores da Rua Gravatá, por ser um local que envolve vidas humanas com desafios sociais. Cecília Rocha, médica e coordenadora de saúde mental, destacou que crianças e adolescentes terão unidades de residência terapêutica temporária no Pelourinho que tratará de jovens com problemas psicoativos. De acordo com ela, será implantado um Centro de Atenção Psicossocial na Faculdade de Medicina, em parceria com a UFBA. “Será um lugar de referência e acolhimento. A equipe está pronta para atuar”, declarou Cecília.
As autoridades também têm preocupação em fortalecer comércio, ativar mais a economia, com isso, valorizando faculdade e hotéis no espaço geográfico. Também estavam presentes a subsecretária Virgínia Batista, da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão – SETAD, a Assessora da Fundação Cidade Mãe, Isa Croesy, representantes da Ouvidoria, LIMPURB, Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência - SUSPREV, Serviço Integrado de Atendimento Social Centro – SIGA I.
O secretário Ailton Ferreira finalizou a primeira etapa convocando todos para mobilizar forças em prol da promoção dos cidadãos.

http://www.reparacao.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=853&Itemid=79

Prefeitura seta Reparação seta Notícias seta Semur realiza ação social com moradores de rua do Pelourinho
 
Semur realiza ação social com moradores de rua do Pelourinho
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação, realizará palestra de Ação Social com moradores de rua do Centro Histórico, na Casa do Benin, nesta segunda-feira 29, às 15h. O secretário da Reparação, Ailton Ferreira, terá diálogo com os moradores com o objetivo de buscar soluções imediatas dentro da realidade vivenciada por eles.

A iniciativa faz parte da ação do Grupo de Trabalho (GT) para a revitalização do Pelô. Estarão presentes na palestra a subsecretária Virgínia Batista, da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão – SETAD, Neide Beto, representando a Secretaria da Saúde, a Assessora da Fundação Cidade Mãe, Isa Croesy, representantes da Ouvidoria do Munícipio, LIMPURB, Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência - SUSPREV, Serviço Integrado de Atendimento Social Centro – SIGA I e da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

http://ailtonferreira.blogspot.com/2011/09/prefeitura-apresenta-projeto-piloto-da.html

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prefeitura apresenta projeto-piloto da Escola Cadetes do Pelourinho

Nesta sexta - feira(9) pela manhã representantes de diferentes instituições envolvidas no projeto de revitalização do Centro Histórico reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda para debater o projeto-piloto da Escola de Cadetes do Pelourinho criado pela Prefeitura para resgatar as crianças e adolescentes em situação de risco daquela área da cidade. O projeto que foi apresentado pela assessora técnica de Gestão da Fundação Cidade Mãe, Isa Croesy, é voltado, em especial, para jovens usuários de drogas.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur). De acordo com o secretário da Semur, Ailton Ferreira, o projeto da Escola de Cadetes do Pelourinho faz parte do plano de ações que Prefeitura e Governo do Estado estão desenvolvendo juntos para promover a requalificação da região.   

À frente do projeto da escola, Isa Croesy explica que a proposta é transformar a vida de jovens que hoje vivem nas ruas do Pelourinho com uma série de intervenções, incluindo desde a formação para o trabalho à assistência às suas famílias. "Muita gente não sabe, mas grande parte dos meninos que vivem no Pelourinho não é oriunda daquela área. Em geral, eles são de outros bairros, mas tem gente de outras cidades e até de outros estados", revela a gestora do Cidade Mãe.

Guias mirins - A ideia inicial é formar essas crianças e adolescentes para que possam atuar, de forma remunerada, como guias mirins, explorando o turismo afrobaiano. "Temos que mostrar que os negros sempre tiveram relevância na vida da cidade. Muitos se destacaram na nossa sociedade como arquitetos, engenheiros e médicos, entre outras profissões, com rica contribuição cultural e histórica de Salvador", destaca Croesy.

O projeto dos Cadetes do Pelourinho, que deverá envolver cerca de 30 jovens, abrange ainda tratamento para dependência de drogas e garantia de alimentação para os participantes. Croesy explica que a proposta de um centro de formação para jovens teve como base o Projeto Cadetes Mirins, iniciado no município de Lauro de Freitas, nos anos 90. Já a inspiração para eles atuarem como guias mirins vem dos Meninos de Olinda, criado em Pernambuco.

O secretário Municipal de Reparação, Ailton Ferreira, que coordena o Grupo de Trabalho da Prefeitura, ressalta o esforço conjunto com o Governo do Estado para revitalizar um dos maiores patrimônios públicos do mundo. "A revitalização do Pelourinho envolve várias frentes de atuação, como segurança, limpeza, tráfego, cultura, assistência social, recuperação do patrimônio, entre outras ações, que exigem um grande esforço conjunto. O que estamos discutindo aqui é apenas parte deste processo", afirma. 

Fonte: Secom